Lomeutec - Tutoriais e Informação

Como criar um Widget de notícias para blogs

  • Publicidade: Powered by Google

    Os Widgets podem representar textos ou imagens que podem ser capturados e publicados automaticamente em qualquer tipo de website, incluindo blogs. Servem para entreter, ajudar ou informar o Usuário. Abaixo você verá como criar um Widget personalizado para apresentar notícias a partir de um serviço gratuito na internet.

    Blogueiro

    OBS: O serviço apresentado nessa postagem não existem mais.


    Para a criação do seu widget vá até o site widgetbox.com e clique em 'Join Now'.


    Na tela seguinte preencha os campos do cadastro, marque a checkbox 'I agree to the Terms of Service' e clique em 'Join Now'.


    Logo em seguida você verá uma tela como a que está na figura abaixo. Clique em 'Make a Widget'.


    Depois clique em 'Blog/Feed', digite o endereço do seu blog e aperte o botão 'Enter' do seu teclado' ou clique no botão 'Make Widget'.


    A partir de agora você estará em uma página para a personalização do seu Widget.


    Isso depende mais de você, mas eu darei algumas dicas de configurações abaixo. Para começar clique em 'edit settings'.


    Você verá uma tela como a imagem abaixo onde poderá alterar algumas configurações. Por exemplo, em '' você deverá colocar o endereço do Feed de notícias que você quer que seja mostrado no Widget. No caso, eu usei o Feed de notícias de tecnologia do site G1.com. Em 'Tab Label': Coloque um nome para o tipo de conteúdo que será apresentado. Em 'Layout:' você poderá escolher se as notícias serão apresentadas em modo lista ou em modo slides. Em modo 'List' terá uma barra de rolagem para exibir as notícias e em modo 'Slideshow' serão colocados no seu Widget comandos para voltar pausar e avançar e será apresentada apenas uma notícia por vez. Há também duas checkbox para escolher se será incluído, além do título, uma prévia da notícia - '' ou se serão apresentadas também imagens das notícias - 'include images'. Se preferir, pode deixar as duas selecionadas. Na parte mais abaixo você pode configurar a cor de fundo, do link e do texto bem como fonte e tamanho da letras.


    Clique em 'OK'. Algumas opções ficam desabilitadas por se tratar de uma versão gratuita e as vezes estas opções ficam habilitadas, mas não exercem qualquer efeito. A versão paga permite mais personalizações. Vamos alterar a aparência. Em 'Design Look & Feel' pode ser alterado o tamanho do Widget e em 'THEME CHOOSER' podemos alterar as cores.


    Em 'Header Style' é configurado o que será mostrado no topo do Widget, o título e uma imagem ou uma coisa ou outra. Na caixa 'Image:' são mostradas imagens capturadas do seu blog, uma das quais você poderá colocar no seu Widget. Se essas imagens não aparecerem ou você quiser outra, poderá fazer o upload. Para isso, clique no botão 'Choose' e escolha uma que esteja no seu computador e o tipo de alinhamento em 'Alignment'.


    Preencha os campos 'Tags' e 'Description' com algumas palavras que tenham algo em comum com o seu blog. Se você já fez a personalizações que queria basta agora clicar em 'Save Blidget'. Depois marque a checkbox 'I have read and agree to the terms of the Developer Agreement, including the Content Guidelines.' e confirme clicando em 'Save Blidget' novamente.


    Mas pode ser que a tela que apareça para você seja como a mostrada abaixo. Nesse caso clique em 'Save for later'.


    Depois de salvar clique em 'Dashboard' e você verá que seu Widget está listado abaixo. Clique nele.


    Agora clique em 'Get Widget'.


    Na base do seu Widget clique em 'Get Widget' outra vez.


    Agora copie o código gerado.


    Vá ao seu blog e adicione como qualquer outro Gadget. A partir de agora você tem um Widget que mostra notícias no seu blog do jeito que você quer, totalmente personalizado. Também existem outras opções para criação de Widgets neste site, basta que você seja curioso.


    Veja também como colocar uma nuvem de tags animadas no seu blog.

    Nilton (LOMEUTEC)
    É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.