Lomeutec - Tutoriais e Informação

Criar cartão de visitas no Word

Publicidade: Powered by Google

Criar um cartão de visitas é uma tarefa fácil. Principalmente porque pode ser feito no Word, um programa que a maioria das pessoas têm. Veja nessa publicação como fazer você mesmo de maneira simples e rápida o seu próprio cartão.



Word

Word 2000:

Em um documento novo do Word, vá ao menu 'Ferramentas' e clique em 'Envelopes e etiquetas'. Será aberta uma janela. clique na aba 'Etiquetas' e depois em 'Opções'.


Na próxima janela, na caixa de menu suspenso 'Etiquetas' deixe 'Every padrão' e na caixa de seleção 'Número de série' selecione '5371 - Cartão de visita'. Perceba que existem mais opções para cartões de visitas. Confirme em 'OK'.


Voltará então para a janela anterior, aí é só clicar no botão 'Novo documento' e o Word irá criar layouts de cartões. É nesses layouts que iremos trabalhar.


Vamos inserir uma imagem de fundo que pode ser o logotipo da sua empresa ou alguma figura que esteja dentro do contexto. Não use cliparts, é de péssimo gosto. A não ser que você só esteja testando para depois fazer o cartão que irá realmente usar. Vá ao menu 'Inserir', depois em 'Figura', e em seguida 'Do arquivo'. Escolha uma imagem a partir do seu computador.


Depois de inserida, ajuste a imagem tomando o cuidado para não alterar o tamanho do layout do cartão. Com ela selecionada, clique no menu 'Editar' e depois em 'Editar figura.


Vá ao menu 'Inserir' e clique em 'Caixa de texto'. O cursor do mouse tomará a forma de uma cruz. Clique e arraste para formar uma caixa. Dentro digite as suas informações e formate o texto para que fique com um bom visual. Clique com o botão direito do mouse em cima da borda da caixa de texto e selecione 'Formatar caixa de texto'.


Em cor de preenchimento deixe 'Sem preenchimento' e em cor da linha deixe 'Sem linha'. Dê um clique em 'OK'.


Veja que nesse caso, as informações ficaram ilegíveis. É só mudar a cor da fonte de modo que se ajuste à imagem.


Insira outra caixa de texto mais abaixo com informações sobre o local de trabalho e contato por telefone. Faça os ajustes necessários como você fez na caixa de texto acima. Aqui por exemplo o cisne na imagem estava atrapalhando a leitura quando a cor da letra estava branca e o resto da imagem atrapalhava quando a letra estava com a cor preta. A solução foi, em 'Cor de preenchimento' - dentro das propriedades da caixa de texto - deixar a cor preta e marcar a checkbox 'semitransparente'.


Depois ajustei a cor da fonte para branco, dei os retoques finais no cartão, verifiquei se havia erro na digitação e havia. Jamais entregue um cartão com qualquer erro para alguém. Para finalizar a edição, clique em 'Fechar figura'.


Agora é só copiar e colar nos outros layouts vazios.


Está pronto. Salve como modelo, assim você poderá alterar o cartão sempre que quiser sem ter que fazer outro. Para salvar como modelo vá ao menu 'Arquivo', clique em 'Salvar como', na caixa de menu suspenso - abaixo do lugar onde se define o nome do arquivo - escolha 'Modelo do documento (*.dot)' e clique em salvar.

Word 2003:

No Word 2003 faremos as coisas em uma ordem um pouco diferente. Primeiro abra um documento novo, vá ao menu 'Ferramentas', clique em 'Cartas e correspondências' e em 'Envelopes e etiquetas'. Depois disso acredito que você não terá dificuldades, basta que você siga os mesmo passos explicados acima para o Word 2000.


Agora vá ao menu 'Inserir' e clique em 'Caixa de texto'. Trace com o mouse uma caixa e digite dentro as suas informações. Trace outra caixa de texto mais abaixo no cartão e coloque as informações de endereço.


Clique no menu 'Inserir', depois em 'Imagem' e 'Do arquivo' para selecionar e aplicar uma figura do seu computador.


Redimensione a imagem para que se ajuste ao cartão. Clique com o botão direito do mouse em cima da figura e em 'Ordem' clique em 'Enviar para trás'.


Clique com o botão direito do mouse sobre a borda da caixa de texto e em 'Formatar caixa de texto' faça os ajustes necessários como foi explicado no exemplo acima sobre o Word 2000.


Uma aperfeiçoamento que o Word 2003 tem em relação ao Word 2000 é que nele é possível aplicar o nível de transparência para o fundo da caixa, da maneira que você escolher.


Depois de ter feito os ajustes, ter verificado se não havia nenhum erro nas informações do cartão, faça o seguinte procedimento do jeito que está explicado abaixo:

você deverá clicar sobre a primeira caixa de texto, depois segurar a tecla 'Shift' e mantê-la segura enquanto clica sobre a outra caixa de texto e ainda com a tecla 'shift' pressionada clique em alguma área da imagem. Clique com o botão direito do mouse e em seguida selecione 'Agrupamento' e clique em 'Agrupar'.


Isso unirá o texto à imagem. Clique sobre o cartão, copie e cole para preencher os layouts vazios.
Se você quiser redimensionar o cartão, tem uma barra flutuante - Tela de desenho - que tem um botão chamado 'Dimensionar desenho'. Use ele.


Isso conclui a explicação sobre a criação de cartão de visitas no Word 2003. Recomendo salvar como modelo.

Word 2007:

É claro que há a opção de baixar aqueles modelos já prontos, mas este não é o interesse dessa publicação. Aqui o importante é mostrar como fazer. Pegar feito qualquer um pode. Vamos lá então. Em um documento vazio do Word 2007 vá até a aba 'Correspondências' e clique no botão 'Etiquetas'. Faça como foi explicado anteriormente no Word 2000. Aqui, quase nada muda.


Na guia 'Inserir' clique no botão 'Formas' e selecione 'Nova Tela de Desenho'.


Ainda nessa guia, clique no botão 'Imagem'. Escolha uma e aplique. Ajuste a imagem tomando o cuidado para que ela não desconfigure as medidas do cartão. Ainda na guia 'Inserir' clique no botão 'Caixa de texto' e depois em 'Desenhar Caixa de Texto'.


Clique e arraste o mouse para aplicar a caixa sobre a imagem no cartão. Escreva e formate o texto, aplique a outra caixa e deixe o texto formatado também.


Clique com o botão direito do mouse sobre a borda da caixa de texto e clique em 'Formatar caixa de texto'. Faça as configurações como foi explicado no exemplo sobre o Word 2003. Depois você terá que agrupar o texto à imagem. Clique na caixa de texto, mantenha pressionada a tecla 'Shift' enquanto clica sobre a outra caixa de texto. Sempre mantendo o 'Shift' pressionado, clique também sobre a imagem. Isso marcará todos os itens do cartão. Clique com o botão direito do mouse e em 'Agrupamento' clique em 'Agrupar'.


Depois é só copiar e colar nos layouts vazios.


É isso aí, agora só falta salvar como modelo e imprimir. Para imprimir você poderá usar papel fotográfico mesmo. Acontece que eu aconselho a imprimir do lado oposto ao lado liso do papel fotográfico. Apesar do lado liso ser o correto, ele deixa seu cartão mais suscetível a riscos e a borrões, por isso imprima do outro lado e seu cartão terá uma vida útil bem maior. Existem muitas outras formas de se fazer cartões de visitas. Mas em informática é assim mesmo, vários caminhos levam a Roma. Agora faça o seu, eu não dou o peixe, ensino a pescar.

Veja também como criar cartão de visitas usando o CorelDraw.

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.
COMENTÁRIOS NÃO SÃO MAIS RESPONDIDOS DESDE AGOSTO DE 2013.
Se seu comentário não foi aprovado veja porque em POLÍTICAS DE COMENTÁRIOS.
 
 
 
Política de Comentários Política de Parcerias Política de Privacidade Política de uso