Lomeutec - Tutoriais e Informação

Nomear e ocultar nome de gadget HTML/JavaScript

  • Publicidade: Powered by Google

    Vou mostrar como dar nomes a gadgets HTML/JavaScript do seu blog sem que esses nomes sejam exibidos para os visitantes. Isso será útil quando você possuir muitos desses gadgets, o que causa muita confusão na hora em que temos que organizá-los.

    Blogueiro

    A primeira coisa a se fazer - como sempre - é o backup do layout do blog antes de qualquer alteração. Logue no seu blog, clique em 'Editar HTML' e depois em 'Baixar modelo completo'. Guarde o arquivo em algum lugar para o caso de algo dar errado e ser necessário restaurar a configuração anterior do seu blog. Feito isso clique em 'Elementos da página'.

    Veja na imagem abaixo, que eu tenho vários elementos HTML/JavaScript em meu blog. Fica confuso quando quero movê-los ou quando adiciono um elemento novo e preciso organizar a posição dos gadgets.


    Nomeie todos os elementos HTML/JavaScript que você tiver do jeito que quiser.


    Feito isso, vá para a guia 'Editar HTML' do seu blog e marque a checbox 'Expandir modelos de widgets'. Depois pressione 'Ctrl + F' para abrir uma caixa de pesquisa no seu navegador. Digite nela o nome inteiro do gadget que você quer ocultar o nome. No meu caso por exemplo, eu digitei 'Contador de visitas On Line' e achei o gadget.


    Agora que achamos o gadget, vamos procurar pelo trecho de código que abaixo está evidenciado com uma cor de tom amarelado.

    <b:widget id='HTML15' locked='false' title='Contador de visitas On Line' type='HTML'>

    <b:includable id='main'>
    <!-- only display title if it's non-empty -->
    <b:if cond='data:title != &quot;&quot;'>
    <h2 class='title'><data:title/></h2>
    </b:if>
    <div class='widget-content'>
    <data:content/>
    </div>
    <b:include name='quickedit'/>
    </b:includable>
    </b:widget>
    Apague esse trecho e clique no botão visualizar. Se deu certo é só salvar o layout e pronto. Se não deu, veja se você não excluiu algo a mais e tente outra vez.

    Já que estamos aqui vou explicar mais coisas que você poderá fazer no código. Veja por exemplo o 'false' que está evidenciado acima com um tom de verde. Se você mudá-lo para 'true', o seu gadget ficará travado em uma posição específica no seu layout e o botão de excluir que aparece quando você clicar em 'Editar' desaparece.

    Se você apagar o trecho que está evidenciado na cor azul e substituir pelo código do seu gadget, ele funcionará normalmente, mas não será mais possível editá-lo em 'Elementos da página'. Lá por exemplo, você poderá escrever qualquer outra coisa em seu gadget sem que isso o altere.

    Exemplo:
    <b:widget id='HTML15' locked='false' title='Contador de visitas On Line' type='HTML'>
    <b:includable id='main'>
    <!-- only display title if it's non-empty -->
    <b:if cond='data:title != &quot;&quot;'>
    <h2 class='title'><data:title/></h2>
    </b:if>
    <div class='widget-content'>

    Código do seu gadget aqui.

    </div>
    <b:include name='quickedit'/>
    </b:includable>
    </b:widget>
    Para editá-lo, você terá que fazê-lo através do 'Editar HTML'. Mas pode ocorrer um problema nesse procedimento. Se ao tentar salvar o seu layout aparecer uma mensagem de erro, procure no código que acabou de inserir por um '&' (e comercial). em seguida adicione 'amp;' ficando '&amp;' e isso deverá resolver o problema.

    Veja também como colocar um favicon no seu blog.

    Nilton (LOMEUTEC)
    É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.