Lomeutec - Tutoriais e Informação

Adsense - Contextualizando seus anúncios

  • Publicidade: Powered by Google

    Há tempos vinha percebendo que muitos dos meus anúncios do Adsense, principalmente os blocos de links, estavam sendo apresentados fora do contexto das minhas publicações. Isso é muito ruim, pois quem veio ao meu blog por causa de determinado assunto não irá se interessar pela propaganda. Acredito que muitos possuam esse problema em seus blogs e sites. Depois de muito pesquisar, achei uma solução. Ela não resolve completamente o problema, mas pude ver que, depois que implementei aqui, houve uma melhora significativa na contextualização dos anúncios.

    Blogueiro

    Para resolver esse problema você deverá implementar os seguintes códigos:

    <!-- google_ad_section_start -->
      
    <!-- google_ad_section_end -->

    Essas são tags de segmentação por seção e servem para dizer ao Adsense onde começa e onde termina o assunto relevante do seu site ou blog, fazendo com que fique de fora os menus, barras laterais, gadgets e tudo mais que possa interferir no funcionamento do Adsense.

    Basicamente a implementação deve ser feita da seguinte forma:

    <html><head><title>Sua Página</title></head>
    <body>
    <!-- google_ad_section_start -->

    Conteúdo relevante da sua página.

    <!-- google_ad_section_end -->
    </body>
    </html>

    Não se preocupe, isso não infringe qualquer regra. Na verdade isso é uma sugestão do próprio Google e você pode ver isso no final do segundo vídeo mostrado na postagem "Adsense - Melhores seus rendimentos" publicada aqui no blog.

    Mas para implementar essas tags no blog do Blogger o procedimento é diferente e vou explicá-lo a seguir.

    1º - Acesse sua conta no blogger e vá até em "Editar HTML" na aba "Design".
    2º - Faça Backup do seu template.
    3º - Marque a caixa "Expandir modelos de widgets"
    4º - Procure pela tag:  

    <data:post.body/>
    5º - Coloque as tags de contextualização da seguinte forma:
    <!-- google_ad_section_start --><data:post.body/><!-- google_ad_section_end -->
    OBS: O meu template possui duas tags iguais a essa da 4ª etapa, se o seu também for assim pode implementar nas duas.

    6º - Visualize o blog para certificar-se de que a implementação foi bem sucedida.
    7º - Salve o modelo e pronto.

    No meu caso e percebi mudanças imediatamente após a implementação, mas isso não é regra. Em alguns casos os efeitos só poderão ser percebidos após duas semanas, veja abaixo o aviso dado pelo próprio suporte do Adsense.

    "Você pode usar a segmentação por seção para fazer sugestões sobre quantas seções de página desejar. No entanto, pode levar de 1 a 2 semanas para que você comece a perceber as alterações em sua segmentação de anúncios. Queremos ter certeza de que os seus anúncios são o mais eficiente possível. A nossa tecnologia detecta se a segmentação por seção vai mesmo melhorar seus resultados e implementará essa segmentação automaticamente apenas se for aumentar sua receita."

    "Para implementar adequadamente esse recursos, você precisará incluir uma quantidade significante de conteúdo em suas tags de segmentação por seção. A inclusão insuficiente de conteúdo poderá resultar em menos anúncios relevantes ou PSAs (public service announcements ou anúncios de serviço público). Além disso, lembre-se de que esse recurso deve ser usado somente para destacar seções significantes do conteúdo relevante de seu site. É contra os regulamentos do programa manipular a segmentação de anúncios para resultar em anúncios que não sejam relevantes ao conteúdo de suas páginas."

    A implementação dessas tags não interfere no funcionamento do Hotwords, caso você o use em conjunto com o Adsense.

    Agora é com você. Boa sorte e bons rendimentos. :-)

    Nilton (LOMEUTEC)
    É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.