Lomeutec - Tutoriais e Informação

Arredondar cantos de imagem com Photoshop

  • Publicidade: Powered by Google

    Nessa publicação vou ensinar como deixar suas imagens ou fotos com bordas arredondadas usando o Photoshop CS4. Se você tem outra versão do programa não tem problema, talvez algumas coisas estejam em lugares diferentes, mas é um procedimento muito fácil e basta que você acompanhe com um pouco de atenção.

    Photoshop

    Bom, eu uso uma versão "tupiniquinizada" (traduzida) do Photoshop. Se você usa a versão "Uncle Sam" (versão americana) não tem problema. Acompanhe as imagens que tudo vai dar certo.

    Abra uma imagem ou foto com o Photoshop.


    Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha 'Duplicar camada'.


    Exclua a camada original, deixe só a cópia. É com ela que nós vamos trabalhar.


    Selecione a 'Ferramenta Letreiro Retangular' e trace um pontilhado contornando a imagem próximo as bordas.


    Clique no menu 'Selecionar' e escolha 'Refine edge'.


    Aqui é mais por sua conta mesmo. Afinal, é você quem deve personalizar da maneira que quiser. Mas para facilitar a vida, eu aconselho você a deixar os controles configurados da seguinte forma:

    Radius: 0,0 px
    Contrast: 100%
    Smooth: 0
    Feather: 0,0 px
    Contract/Expand: 0%


    Agora regule o arredondamento da borda mexendo no 'Feather' e confirme.


    O pontilhado vai ficar arredondado nas bordas. Clique no menu 'Selecionar' e depois em 'Inverter'.


    Agora vá ao menu 'Editar' e clique em 'Apagar'.


    Está quase pronto, só precisa salvar. Mas para salvar tem o jeito certo. Clique no menu 'Arquivo' e escolha 'Salvar para a Web'.


    Na hora de escolher o formato para salvar escolha 'PNG-24' que a qualidade é bem melhor que a do formato GIF, e se você salvar em outro formato que não seja PNG-24 ou GIF vai ficar uma borda branca na imagem.


    Depois de salvar, a imagem que foi usada nesse tutorial ficou assim:


    É isso aí gente, desenvolvi essa postagem por causa da carência de um tutorial detalhista sobre esse assunto na net.  Até a próxima!

    Nilton (LOMEUTEC)
    É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.