Em Manutenção!
Lomeutec - Tutoriais e Informação
Publicidade: Powered by Hotwords

Narrator - Faça o Windows 7 Falar em Português Brasileiro



Publicidade: Powered by Google

Eu não escrevi errado, o nome do recurso é esse mesmo. Dentre as ferramentas de acessibilidade que o Windows 7 oferece você encontrará o Narrator. Ele existe para facilitar o uso do computador por pessoas que possuem alguma deficiência, principalmente deficiência visual, pois ele lê praticamente tudo que está na tela do PC, de menus e janelas, a textos no Bloco de Notas. Não é perfeito e também não é algo fácil de se configurar, indo totalmente na contra-mão ao que se propõe. O motivo é que não existe instalado nativamente o idioma Português do Brasil. Como se isso causasse algum espanto. Na verdade, não existe nenhum outro idioma que não seja o Inglês já instalado e configurado para uso. Veja então nessa publicação como configurar o Narrator do Windows para falar em Português Brasileiro.

Acessibilidade
Atenção: Esse tutorial aplica-se a configuração para o Narrator executar a fala em Português do Brasil. Se essa é a sua intenção, basta seguir as etapas explicadas nesse post e ignorar esse aviso que você conseguirá. No entanto, se você deseja configurar para falar outro idioma que não seja o Português Brasileiro, terá que ter experiência e conhecimento em alterações no registro do sistema tendo que modificar o arquivo ".REG" que será criado mais adiante durante os procedimentos. Alterações essas que devem ser feitas de acordo com outros pacotes de idiomas que você baixar. Se mesmo assim quiser tentar, recomendo que faça um backup do Registro e crie um Ponto de Restauração do Sistema.
Como dito no aviso acima, esse é um procedimento que exigirá algumas alterações no registro do sistema e por isso você deve prestar atenção e seguir as etapas corretamente para que tudo dê certo. Não é difícil, mas também não é tão fácil de se configurar como seria de se esperar de um recurso criado para ajudar pessoas que já possuem alguma dificuldade no uso do computador. Mãos à obra!

O Narrator pode ser acessado através do "Painel de Controle" ► "Facilidade de acesso" ► "Central de Facilidade de Acesso". Lá estará a opção "Iniciar Narrator".

Acontece que se você clicar nele, tudo o que você ouvirá será uma voz robotizada de uma mulher falando em Inglês e logo em seguida uma janela informando que você precisa instalar o conversor de texto correto para o seu idioma.


Feche a janela com esse aviso, feche a janela do Narrator e o faça o download do pacote  da linguagem.

Abaixo eu deixei dois links. No primeiro você baixa o pacote para o Português do Brasil, no segundo link você baixa pacotes para vários outros idiomas.

1º - Download do pacote de idiomas Português do Brasil.
       Senha para descompactar: lomeutec

2º - Download do pacote para outros idiomas.

Depois de baixar instale, mas ainda não funcionará. Você ainda precisará baixar o "Microsoft Speech Platform - Server Runtime", outro pacote essencial para fazer o Narrator funcionar.

Preste atenção agora para baixar a versão correta para o seu sistema operacional, seja ele de 32 ou de 64 bits. Se você não sabe qual é a versão do seu sistema dê uma olhada na publicação Retirar Sufixos e seta dos atalhos no Windows 7 32 e 64 Bits que lá eu explico como você pode descobrir isso.

Download do Microsoft Speech Platform - Server Runtime - 32 Bits
Download do Microsoft Speech Platform - Server Runtime - 64 Bits
Senha para descompactar: lomeutec

Baixe e instale o pacote normalmente. Não tem nenhuma complicação.


A parte complicada vem agora, edição do Registro. Depois de instalar o pacote você vai ver que nada mudou aparentemente.

Abra o menu "Iniciar" e digite "Executar" na caixa de pesquisa.


Clique no "Executar" e digite "Regedit".


Com a janela do editor de Registro do Windows já aberta clique no menu "Editar" e depois em "Localizar". Você deve digitar na caixa de pesquisa o seguinte termo:

TTS_MS_pt-BR_Heloisa_10.0

E mande localizar.

Assim que encontrar a instância, clique com o botão direito do mouse sobre ela e escolha "Exportar".


Salve o arquivo na Área de Trabalho com o nome de "Heloisa.reg". Depois disso clique com o botão direito do mouse sobre esse arquivo e escolha "Editar".


O arquivo será aberto em um Bloco de Notas. Preste atenção nas etapas seguintes, pois elas diferem dependendo da versão do seu Windows.

Somente para quem usa a versão de 32 bits

Apague tudo e substitua pelo trecho abaixo.
Windows Registry Editor Version 5.00
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Speech\Voices\Tokens\TTS_MS_pt-BR_Heloisa_10.0]
@="Microsoft Server Speech Text to Speech Voice (pt-BR, Heloisa)"
"416"="Microsoft Server Speech Text to Speech Voice (pt-BR, Heloisa)"
"CLSID"="{a12bdfa1-c3a1-48ea-8e3f-27945e16cf7e}"
"LangDataPath"="C:\\Program Files\\Common Files\\Microsoft Shared\\Speech\\Tokens\\TTS_MS_pt-BR_Heloisa_10.0\\MSTTSLocptBR.dat"
"VoicePath"="C:\\Program Files\\Common Files\\Microsoft Shared\\Speech\\Tokens\\TTS_MS_pt-BR_Heloisa_10.0\\HeloisaT"
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Speech\Voices\Tokens\TTS_MS_pt-BR_Heloisa_10.0\Attributes]
@=""
"Age"="Adult"
"Gender"="Female"
"Language"="416"
"Name"="Microsoft Server Speech Text to Speech Voice (pt-BR, Heloisa)"
"Vendor"="Microsoft"
"Version"="10.0"
Somente para quem usa a versão de 64 bits

Apague tudo e substitua pelo trecho abaixo.
Windows Registry Editor Version 5.00
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Speech\Voices\Tokens\TTS_MS_pt-BR_Heloisa_10.0]
@="Microsoft Server Speech Text to Speech Voice (pt-BR, Heloisa)"
"416"="Microsoft Server Speech Text to Speech Voice (pt-BR, Heloisa)"
"CLSID"="{a12bdfa1-c3a1-48ea-8e3f-27945e16cf7e}"
"LangDataPath"="C:\\Program Files (x86)\\Common Files\\Microsoft Shared\\Speech\\Tokens\\TTS_MS_pt-BR_Heloisa_10.0\\MSTTSLocptBR.dat"
"VoicePath"="C:\\Program Files (x86)\\Common Files\\Microsoft Shared\\Speech\\Tokens\\TTS_MS_pt-BR_Heloisa_10.0\\HeloisaT"
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Speech\Voices\Tokens\TTS_MS_pt-BR_Heloisa_10.0\Attributes]
@=""
"Age"="Adult"
"Gender"="Female"
"Language"="416"
"Name"="Microsoft Server Speech Text to Speech Voice (pt-BR, Heloisa)"
"Vendor"="Microsoft"
"Version"="10.0"
Salve, feche e dê um duplo clique no arquivo para adicionar as informações ao Registro do Sistema.


Reinicie o computador para aplicar todas as alterações e vá em "Painel de Controle" ► "Facilidade de acesso" ► "Central de Facilidade de Acesso" ► "Iniciar Narrator".


Na janela do Narrator clique no botão "Configurações de Voz", na outra janela escolha a segunda opção em "Selecionar Voz" e dê "OK".  Isso conclui a configuração e agora o Narrator já estará funcionando em Português Brasileiro.

Ainda tem mais uma coisa que você pode fazer para facilitar o uso do Narrator, que é criar um atalho no teclado para ativá-lo.

Para isso, clique no menu "Iniciar" e na caixa de pesquisa digite "Narrator". Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do Narrator e selecione "Propriedades".


Na janela de propriedades, clique no campo "Tecla de atalho" que está na guia "Atalho", segure a tecla "Ctrl+N" e será formado o atalho "Ctrl+Alt+N" que você usará para ativar o programa.


Confirme e agora você vai poder abrir o programa só pressionando as teclas "Ctrl+Alt+N" simultaneamente. Isso vai permitir por exemplo, que você ative o Narrator somente no momento em que você quiser que seja executada a leitura de um texto.

Ainda existe a possibilidade de fazer com que o Narrator seja iniciado junto com o Windows. Para fazer isso, clique no link "Controlar se o Narrator será ou não iniciado quando eu fizer logon" e na próxima janela selecione as duas primeiras checkboxes. Dê "OK" e estará pronto.


Um ponto negativo do Narrator que pude perceber logo foi, que não consegui escrever palavras acentuadas corretamente enquanto ele estava em execução. Caso eu venha descobrir algo para contornar esse problema postarei aqui no LTI. Por enquanto é só.

Até a próxima! ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.

COMENTÁRIOS NÃO SÃO MAIS RESPONDIDOS DESDE AGOSTO DE 2013.
 
 
 
 
Política de Comentários Política de Parcerias Política de Privacidade Política de uso