Lomeutec - Tutoriais e Informação

Ajuste o brilho, contraste, gama e cores do seu monitor

  • Publicidade: Powered by Google

    Recentemente tive que adquirir um monitor novo. O que eu tinha não estava muito bom, com brilho enfraquecido e com a tela meio embaçada. Como passo muitas horas do meu dia frente ao meu computador, isso me causava um tremendo mal-estar e cansaço. Mas o monitor recém chegado me inseriu em um novo problema. Percebi que as cores não estavam muito fiéis. Quando precisei usar o photoshop então é que a coisa ficou explícita. Daí surgiu essa publicação, para aqueles que passam pelo mesmo problema. Mas qual seria a importância de calibrar um monitor para deixá-lo com as cores mais fiéis que ele pode me oferecer, se eu não trabalho com arte gráfica e nem sou fotógrafo? A resposta é simples, se você decidir imprimir algo criado no seu computador, não vai parecer por exemplo, que aquele cartaz ou desenho teve as cores escolhidas por um daltônico. Tirando o fato de que você vai se sentir muito mais confortável ao olhar para a tela, vai ser muito mais agradável ver filmes ou exibir suas fotos.

    Tutorial

    Vamos logo ao que interessa. Se você está usando o Windows 7, saiba que ele já possui uma ferramenta para ajudar no processo de calibração do monitor.

    Clique no menu iniciar, depois digite "Calibrar cores do vídeo" e clique no ícone.


    Na tela seguinte apenas clique em "Avançar".


    Outra vez clique em "Avançar".


    Na próxima tela estará explicando como você deverá proceder para configurar o Gama do monitor. Clique em "Avançar".


    A idéia e deixar invisíveis os círculos pretos ou brancos que aparecem no meio das figuras de modo que você enxerque praticamente somente grandes círculos borrados. Para fazer essa configuração sente-se bem a frente de seu monitor. Clique em "Avançar".


    Nessa janela apenas clique em "Avançar" novamente.


    Mais uma tela que explica o que você deve fazer a seguir e onde só resta clicar em "Avançar".


    Na tela a seguinte você vai começar a configurar o brilho. Abra o controle de menu, que geralmente é acessado por um botão que fica na frente do seu monitor, e faça o ajuste do brilho de modo que o "X" quase suma ou que pelo menos fique o mais misturado possível com o fundo preto, mas que ainda seja possível distinguir o fundo da camisa. Eu aconselho antes de configurar o brilho, tirar todo o contraste do monitor. Ao concluir clique no botão "Avançar".


    Essa é uma tela que explica como você deverá configurar o contraste, apenas clique em "Avançar" novamente.


    Agora é que deve ser feita a configuração do contraste. Observe os botões da camisa. Eles devem ficar visíveis. Meu conselho é que, já que na etapa anterior você tirou todo o contraste, comece a aumentá-lo até que os vincos da camisa comecem a sumir, daí diminua um pouco o contraste até achar o equilíbrio do ponto onde os vincos e botões da camisa estejam todos visíveis. Pressione "Avançar".


    O interessante é que executei esse assistente em dois computadores e nesse ponto ele se comportou de maneira diferente em cada um. Então coloquei das duas formas.

    1ª Forma:

    Já que nessa tela não há nada a ser feito, é apenas uma tela de instrução para o próximo passo que será a configuração de cores, clique em "Avançar".


    A parte de configuração de cores não tem muito segredo, a não ser que seu monitor esteja com a exibição de uma cor mais fraca que a outra, de modo geral é só deixar o vermelho, o verde e o azul com valores iguais. Aqui por exemplo eu deixo tudo no máximo, mas isso varia de monitor para monitor. Em alguns, deixar tudo no máximo pode não ser o melhor, mas como eu já disse, procure deixar os valores das cores iguais ou pelo menos próximos. Clique em "Avançar".


    Nesse ponto você já concluiu o assistente de calibração de cores, mas se você quiser, pode deixar a checkbox dessa janela marcada  para iniciar outro assistente que ajuda a visualizar melhor os textos. Clique em "Concluir".


    2ª Forma:

    Já que nessa tela não há nada a ser feito, é apenas uma tela de instrução para o próximo passo que será a configuração de cores, clique em "Avançar".


    Nesse os controles de cores estão no próprio assistente, e como já disse anteriormente, procure deixar os valores de cores iguais. E clique em "Avançar".


    Nesse caso surgiu a opção de comparar a calibração feita por você com a que já existia. Se estiver satisfeito clique em "Concluir" e se quiser já pode iniciar o assistente do "Clear Type" que irá ajudar a tornar a exibição de textos mais nítida. É só deixar a checkbox selecionada.


    O assistente do "Clear Type" é ainda mais fácil. É só ir escolhendo o texto que você visualiza melhor e avançando até concluir.


    Calibrar o monitor corrige por exemplo, aquele erro de perfil que aparece para quem usa o Photoshop.

    É isso aí e até a próxima. :-)

    Nilton (LOMEUTEC)
    É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.