Lomeutec - Tutoriais e Informação

Aplique efeito quebra-cabeças em fotos com o GIMP

  • Publicidade: Powered by Google

    Já pensou em dar um toque artístico aquela imagem que está no seu computador? Modificar a aparência daquela foto que você acha que não ficou tão boa? Existem vários efeitos que podemos aplicar. Um desses efeitos é o de quebra-cabeças. Com ele você pode deixar uma imagem muito mais interessante do que ela realmente é. Nessa publicação vou mostrar como fazer isso usando o Gimp, um software de edição totalmente gratuito.

    Gimp

    A primeira coisa que você vai fazer é o download do GIMP. Clique no link abaixo.

    Download do Gimp
    Senha para descompactar: lomeutec

    Instale ele como faria com qualquer programa.


    Agora abra o programa, clique no menu "Arquivo", depois em "Abrir" e escolha um arquivo de foto no seu computador para poder editá-lo.


    Vá ao menu "Filtros" ► "Renderizar" ► "Padrão" e escolha "Quebra-cabeça".


    Vai abrir uma janela onde é feita a personalização do efeito. É tudo muito simples e se você não achar que ficou bom após tê-lo aplicado é só pressionar as teclas "Ctrl+Z" para desfazer.


    Só isso já é suficiente para aplicar o tal efeito na foto. Veja como fica na imagem abaixo.


    Com isso já terminamos e talvez quem sabe você queira fazer realmente um quebra-cabeças. Imprimindo essa imagem em um papel fotográfico, depois colando em um papel um pouco mais duro como um papel de carta ou papelão. Como essa parte é mais artesanal eu não tentei fazer, mas pode ser que dê certo e depois é só recortar.  Aí vai mais por conta da imaginação e disposição.

    Mas voltando ao computador, vamos complicar um pouco isso. Além de aplicar esse efeito, vamos bagunçar essa imagem para parecer que as peças estão soltas. A partir daqui a coisa fica mais trabalhosa.

    Recomendo que leia tudo antes e não tente fazer enquanto lê. É muito fácil se confundir, pois iremos alternar entre várias camadas. Quando for tentar fazer siga a risca o tutorial, se alguma coisa for feita fora da ordem há grandes chances de dar errado. Vai ser um bom exercício para ver na prática o uso das ferramentas, depois você mudará a forma de usá-las dando o seu toque pessoal e irá melhorar.

    Abra uma nova imagem no Gimp. Eu vou usar a mesma para dar o exemplo. Depois de aberta, clique no ícone que se parece com uma folha em branco que está no menu de ferramentas flutuantes. Isso irá criar uma nova camada na imagem.


    Dê a essa camada o nome de "Peças".


    Agora oculte a camada de fundo. Para fazer isso clique no olho ao lado do nome da camada.


    Vai ficar visível somente a camada que você batizou de "Peças". No outro menu de ferramentas flutuantes tem um ícone de lata de tinta. Clique nela e mais abaixo tem um quadrado, clique nele também para alterar a cor da tinta. Escolha uma cor clara. Depois de escolher clique com a lata em cima da camada para aplicar a cor.


    Agora vá ao menu "Filtros" ► "Renderizar" ► "Padrão" ► "Quebra-cabeça" e configure da seguinte forma:

    Número de peças horizontais 4;
    Número de peças verticais 3;
    Largura do chanfro 5;
    Reflexo pode por no máximo;
    Estilo do quebra-cabeça deixe como quiser.


    Na verdade essa configuração é uma sugestão minha, você pode mudá-las se quiser. Acontece que quanto mais peças mais trabalhoso vai ficar.

    Ficaram 12 peças no total. Agora clique com o botão direto do mouse sobre a camada de fundo, aquela que está oculta, e selecione duplicar camada.


    Repita isso até ficarem 12 camadas iguais, ou seja, a mesma quantidade de peças.

    Desoculte uma camada das que você duplicou. Para desocultar é só clicar onde ficava o olho.

    No menu de ferramentas flutuantes, clique na camada "Peças" para deixá-la pronta para ser trabalhada.

    No outro menu de ferramentas flutuantes tem um ícone de varinha mágica. É a ferramenta de seleção, clique nela.

    Segurando a tecla "Shift", vá clicando em cada peça do quebra-cabeças. Isso irá selecioná-las.

    Feito isso, vá ao menu "Seleção" e clique em "Inverter". Ou simplesmente pressione "Ctrl+I".


    OBS: Se ao invés de segurar a tecla "Shift" você segurar a tecla "Ctrl", a ferramenta irá desfazer a seleção do item clicado. Se você quiser tirar a seleção de tudo é só pressionar as teclas "Ctrl+Shift+A". 

    Clique na camada de fundo que você desocultou para podermos trabalhar nela e oculte a camada das peças.

    Fazendo isso a seleção ficará na camada que havia sido duplicada.


    Pressione a tecla "Del", isso irá apagar as interseções das peças.

    Vamos trabalhar com a camada das "Peças" agora. Desoculte a camada das "Peças" e novamente e inverta a seleção. "Ctrl+I".

    Segurando a tecla "Ctrl" e com a ferramenta de seleção, aquela da varinha mágica, clique na primeira peça do quebra-cabeças. Isso vai desmarcá-la.


    Mais uma vez oculte essa camada e vamos para a camada duplicada que estávamos trabalhando antes.

    Pressione "Del".


    Finalmente terminamos a primeira peça do quebra cabeças. Eu não disse que ia dar trabalho?

    Clique com o mouse do lado direito do olho e vai aparecer um ícone de corrente. Isso vai ajudar a lembrar que você já trabalhou com essa camada.

    Aproveite para ocultá-la também.

    Desoculte a camada das "Peças" e vamos trabalhar com ela outra vez. Com a ferramenta de seleção selecione a peça que está desmarcada e que no caso é a primeira. Ferramenta de seleção com a tecla "Shift" pressionada.

    Todas as peças deverão estar selecionadas. Inverta novamente a seleção. "Ctrl+I".


    Oculte essa camada e vamos trabalhar com outra camada de cópia da foto. Desoculte uma camada duplicada e com ela ativa pressione "Del" para repetir aquele mesmo efeito que já fizemos antes e que irá apagar as interseções entre as peças do quebra-cabeças.


    Desoculte a camada das "Peças".

    Inverta a seleção pressionando "Ctrl+I".

    Tire a seleção da segunda peça do quebra-cabeças usando a ferramenta de seleção com a tecla "Ctrl" pressionada.


    Oculte essa camada e voltemos a trabalhar com a camada duplicada. Pressione a tecla "Del".


    Terminamos a segunda peça do quebra-cabeças. Oculte e repita os mesmos procedimentos para fazer as outras peças. No final cada camada, com exceção da camada "Peças", deverá estar com apenas uma peça do quebra cabeças em cada uma.

    Feito isso, se você desocultar todas as camadas, com exceção da camada "Peças", vai ver que uma sobrepõe a outra e isso não monta o quebra-cabeças. Então deixe somente a camada "Peças" visível e usando a ferramenta de seleção, selecione só a primeira peça.


    Oculte novamente a camada "Peças" e desoculte a camada que corresponde a peça que você selecionou. Nós vamos trabalhar nessa camada agora.

    Inverta a seleção. "Ctrl+I"

    Vá ao menu "Camadas" ► "Transparência" ► e clique em "Cor para Alfa".


    Apenas confirme em "OK".


    Isso vai retirar o fundo da imagem.


    Faça o mesmo com as outras peças do quebra-cabeças de forma que no final, ao desocultar todas as camadas, com exceção da camada "Peças", o desenho fique completo novamente.


    A essa altura você já deve estar se perguntando porque eu dei essa volta tão grande para acabar com o desenho montado novamente. É que agora cada peça do quebra-cabeças está em uma camada diferente e isso me permite mexer nelas individualmente.

    Mas antes de fazer isso, vamos melhorar o aspecto das peças.

    Em cada uma, aplique o efeito "Filtros" ► "Decoração" ► "Adicionar chanfros". Para aplicar a peça do quebra-cabeças deve estar selecionada. E para selecionar é aquela novela que você já sabe. Já foi bem explicado nesse tutorial. Seleciona pela camada "Peças" e depois vai para a camada onde se quer aplicar.


    Vai aparecer uma janela para você poder configurar esse filtro. Em espessura coloque o que quiser, eu já coloquei logo no máximo, mas isso vai depender de você e da imagem também. Na imagem que eu estava trabalhando o efeito quase não aparecia. Não deixe nenhuma caixa selecionada e confirme.


    Clique em todos os ícones de correntes para eles sumirem. Eles prendem uma camada a outra e a partir de agora nós iremos querer que as camadas possam estar livres para trabalharmos nelas de forma independente.

    Depois de terminar crie outra camada e dê um nome qualquer. Eu coloquei o nome de "Papel". Posicione ela lá em baixo. Use as setas verdes para isso. Estão ao lado do ícone que cria novas camadas.

    Depois pinte ela de branco ou qualquer outra cor para dar um fundo uniforme.


    Agora use a imaginação e as ferramentas do Gimp. Selecione a camada de uma das peças e mude de posição, faça o arranjo que quiser na imagem.

    Para isso use a ferramenta de movimento.


    Você pode girar algumas peças. Selecione a ferramenta "Rotacionar" clique e arraste para girar a peça e confirme no botão "Rotacionar".


    Ao aplicar o giro na peça o Gimp cria uma seleção flutuante. Clique com o botão direito do mouse sobre ela e escolha "Ancorar camada".


    Vá explorando as ferramentas e alterando a imagem até ficar do seu gosto.


    Você não precisa ter todo esse trabalho se quiser mudar apenas algumas peças. Pode criar camadas só para as peças que você deseja girar ou mudar de posição. Com o que foi explicado aqui, dá para mudar a maneira de se trabalhar com as ferramentas e obter outros resultados.

    A intenção aqui foi mostrar alguns recursos que você tem à mão. A imagem acima poderia ter ficado muito melhor, mas serviu como exemplo no uso das ferramentas.


    Quando terminar você poderá salvar a imagem clicando no menu "Arquivo" e depois em "Salvar como". Escolha o tipo de arquivo que deseja salvar. Se quiser salvar como um projeto é só escolher a extensão ".xcf".

    Agora eu vou confessar uma coisa, nunca havia mexido com o Gimp antes e tinha um certo preconceito, mas vou tentar fazer outras coisas nele. Achei que é uma ferramenta de edição muito boa e além disso é gratuita.

    É isso aí e até a próxima. :-)

    Nilton (LOMEUTEC)
    É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.