Lomeutec - Tutoriais e Informação

Recuperar o setor de boot do Win 7 ou dual boot com Win 8

  • Publicidade: Powered by Google

    Se você tentou colocar o Windows 8 em dual boot com o Windows 7 muito provavelmente perdeu o acesso ao Windows 7. Isso pode acontecer também ao tentar colocar outros sistemas no mesmo computador onde já esteja o Windows instalado. Vou mostrar passo a passo como corrigir o setor de boot e recuperar o acesso ao sistema. Para isso você vai precisar do DVD do Windows 7 e nada mais. Além disso, também irei mostrar nessa publicação como editar o menu de seleção dos sistemas operacionais com uma ferramenta que é totalmente gratuita. Tudo é feito muito rápido e facilmente sem qualquer complicação.

    Tutorial

    A primeira coisa a fazer é entrar no Setup do computador e configurá-lo para dar boot primeiramente pela unidade óptica.

    Para fazer isso você deve ler a mensagem que aparece logo assim que ligamos o computador e pressionar a tecla que é informada. A mensagem diz algo como "Press Del to enter Setup", mas isso pode variar. Em alguns computadores a tecla para acessar o Setup é outra. Pode ser "F2", "ESC" ou até combinações de teclas. Eu por exemplo já vi Setups que para serem acessados era necessário pressionar as teclas "Ctrl+Alt+Esc" ao mesmo tempo.


    No exemplo da imagem acima a tecla que deve ser pressionada é F2.

    OBS: Nem em todos os casos você precisará acessar o Setup para alterar o Boot para a unidade óptica. Em alguns, como é mostrado na imagem acima, aparecem duas opções de teclas, onde uma serve para acessar o Setup e a outra para alterar o dispositivo de Boot, que no exemplo é a tecla F12.

    A aparência dos Setups não serão iguais em todos os computadores, mas a maioria tem os mesmo recursos. Nos interessa somente alterar a ordem de leitura do boot, então obviamente procure por algo que tenha a palavra Boot.


    Nessa opção coloque a unidade óptica na primeira posição.


    E saia do Setup, mas não esqueça de salvar a alteração antes.


    Feito isso coloque o DVD do Windows 7 na unidade e fique atento para pressionar uma tecla qualquer assim que for pedido.

    O Windows irá carregar o pré-instalador do sistema e na primeira tela apenas clique em avançar.


    Na próxima etapa clique em "Reparar o computador".


    E aguarde enquanto o Windows procurar por problemas. Não deve demorar.


    Assim que a ferramenta localizar o problema será dada a opção de "Corrigir e reiniciar" o computador. É só confirmar e pronto.


    Se você tinha o Windows 7 e o Windows 8, vai ver que o menu de seleção dos sistemas será gerenciado pelo Windows 8. É um menu diferente do habitual, que anteriormente era uma tela preta como o antigo DOS. Ao contrário do antigo gerenciamento de boot, que mostrava a lista de sistemas logo após passar pela tela do Setup, o novo menu do Windows demora um pouco mais para aparecer. Ele começa a carregar o Windows 8 e se você selecionar nas opções o Windows 7 ele vai reiniciar o computador para só depois carregar o Windows. Por isso aguarde um pouco antes de achar que o procedimento não funcionou.


    A essa altura você já conseguiu recuperar o acesso aos sistemas, mas talvez queira personalizar o menu, já que aparece desnecessariamente a palavra "Recuperado" no menu onde está o Windows 7.

    Para isso você vai precisar de um programa. Faça o download dele no link abaixo.

    Download EasyBCD
    Senha para descompactar: lomeutec

    Instale ele no Windows 7. A primeira vez em que o programa é executado aparece uma mensagem, apenas clique em "OK" e ele será aberto.


    É uma ferramenta cheia de recursos que permite que façamos a mudança que queremos no menu de seleção dos sistemas. Clique no botão "Edit Boot Menu" e faça as alterações que quiser. Renomeie as entradas, diminua ou aumente o tempo de seleção dos sistemas, modifique a ordem ou troque o sistema preferencial.


    Mas essa mudanças farão que o menu de seleção de sistemas fique com aquela aparência antiga do DOS.


    É um preço a pagar pela personalização dos nomes. É isso aí e até a próxima. :-)

    Nilton (LOMEUTEC)
    É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.