Lomeutec - Tutoriais e Informação

Junte vários feeds em um com o Yahoo Pipes

  • Publicidade: Powered by Google

    O Yahoo pipes é uma ferramenta incrível. Permite uma variedade de coisas, mas não é algo muito fácil e intuitivo de se mexer se você não conhece alguma coisa de informática. Apesar disso, mesclar feeds é razoavelmente fácil e com esse serviço é também uma tarefa sem custos. Veja como fazer isso passo a passo nessa publicação. Depois de aprender você conseguirá criar feeds personalizados, juntar vários em categorias diferentes e de diferentes sites e blogs. É um método que torna prático ler a notícia recém publicada.

    Tutorial

    Comece indo a página do Yahoo pipes e clique em "Create a Pipe".


    Você vai precisar de uma conta no Yahoo. Se não tiver crie uma e depois acesse o Yahoo pipes.

    Ao entrar na sua conta o que você vai ver é uma página como a que é mostrada na imagem mais abaixo.

    Clique em "Fetch Feed" que fica no menu de módulos a esquerda do site e arraste para onde está escrito "drag modules here".


    Com isso é adicionado um módulo e nele você deverá colocar o endereço de feed no campo de texto.


    Clique no botão "+ URL" para aparecer outro campo de texto e adicione outro feed. Vá fazendo isso até adicionar todos os feeds que você quer mesclar.


    Cada módulo tem uma ou mais conexões que são representadas por círculos. Clique em um círculo de um módulo e arraste até o círculo do outro módulo para fazer uma ligação.


    Só isso é suficiente para unir vários feeds. Acontece que do jeito que está o feed será gerado obedecendo a ordem dos links que você adicionou. O interessante é apresentar resultados na ordem das atualizações dos feeds, não interessando qual link foi adicionado primeiro.

    Clique para expandir "Operators" no menu de módulos e arraste o módulo "Sort" para a área central.


    Em Sort by deixe "item.pubDate" e em order coloque "descending". Termine fazendo novas ligações entre os módulos de forma que o "Fetch Feed" esteja conectado ao "Sort" e que o "Sort" esteja conectado ao "Pipe Output".


    Está pronto, mas precisamos salvar e pegar o link gerado com todos os feeds juntos.

    Na parte de cima tem o botão "Save". Clique nele, dê o nome que quiser e confirme clicando em "Save" novamente.


    Se quiser clique em "Properties" e adicione informações ao seu novo feed.


    Se fizer isso não se esqueça de salvar novamente.

    Após salvar aparece outra opção mais acima. Clique em "Run pipe".


    Isso vai abrir uma página onde você poderá ver o novo feed funcionando e também poderá pegar seu link ou assiná-lo em algum serviço.


    Quando estiver mesclando feeds aproveite para mesclar também o feed do LTI.

    :-)

    Até a próxima!

    Nilton (LOMEUTEC)
    É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.