Lomeutec - Tutoriais e Informação

Opção Salvar para Web no GIMP - LINUX

  • Publicidade: Powered by Google

    Para mim que preciso manipular imagens no Photoshop e colocá-las na internet, a primeira coisa de que senti falta no GIMP foi não ter a opção de salvar para a web. Não tem nativamente, mas pode ser instalado um plugin que contorna essa situação. Essa é uma função essencial para mim e acredito que para muitos outros, vai fazer com que eu fique cada vez menos dependente do Photoshop já que minha intenção é de um dia usar somente o Gimp e outros softwares livres e gratuitos em minhas edições e postagens na internet.

    Técnico

    Você vai precisar baixar um arquivo pequeno. No meu caso eu estou usando o Ubuntu 12.04 e baixei o plugin já no formato ".deb".

    Depois de baixado é só dar clique duplo e instalar pela "Central de Programas do Ubuntu".


    Agora quando você for abrir o GIMP vai ver que há outra opção no menu "Arquivo" - "Save for WEB".


    Esse plugin oferece ferramentas que permite fazer ajustes nas imagens enquanto você visualiza uma prévia e observa o tamanho em disco que ele vai ter depois de salva.

    Abaixo deixo dois links. No primeiro você baixa o plugin da mesma versão que eu usei durante esse post. A versão do GIMP que eu estava usando era a 2.6.12.

    Download do plugin Save for Web do GIMP
    Senha para descompactar: lomeutec

    No segundo link está o site do distribuidor do plugin, e dependendo de quando você estiver vendo esse post, pode ser que já tenha saído uma versão mais atualizada.

    Site do desenvolvedor do plugin: alepe.com

    É isso aí e até a próxima. ;-)

    Nilton (LOMEUTEC)
    É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.