Lomeutec - Tutoriais e Informação

Instalaçõo de Mods e Músicas no FOF e FoFix do Linux

  • Publicidade: Powered by Google

    Esse é um jogo do mesmo tema de Rock Band ou Guitar Hero onde você deve acertar as notas da música no tempo certo, só que usando o teclado como se fosse uma guitarra. Se você tiver um controle de guitarra com USB melhor ainda, ele também reconhece. Vou mostrar nesse post como instalar o Frets on Fire e FoFix no Linux, como fazer a instalação de Mods e como adicionar músicas, já que inicialmente o Frets on Fire só vem com 2 bibliotecas com 4 músicas cada. No exemplo usarei o Ubuntu 12.04. Let's Rock!

    Game

    Primeiro abra a "Central de programas do Ubuntu" e digite "Frets on Fire" na caixa de pesquisa.


    Quando encontrar mande fazer a instalação.

    Pode ser que a opção de instalação não esteja disponível e que você precise adicionar os repositórios primeiro.


    Se for esse o caso clique em "Mais informações" e depois em "Usar esta fonte".


    Depois que isso for feito a opção de instalação ficará disponível.

    Quando estiver instalado não será necessário configurar nada, a menos que você queira que o jogo fique com os menus em Português do Brasil.

    Faça isso através do menu "Settings" → "Game Settings" → "Language", mude o idioma e depois aperte "Enter" em "Apply New Settings".


    Originalmente virão poucas músicas, mas nada impede de serem adicionadas mais. O que não falta é lugar na internet onde baixar músicas para o Frets on Fire. Só não indico onde baixar diretamente por questões de direitos autorais. Não sei muito bem isso isso é uma prática ilegal ou não, por via das dúvidas é melhor não arriscar. Mesmo assim como eu já disse, uma simples pesquisa e você acha fácil.

    Depois de baixar a música ou o pacote de músicas para o Frets on Fire é hora de copiá-la para o local certo.

    Abra o Nautilus como super usuário usando o console.

    sudo nautilus

    Será necessário a sua senha de administrador. Veja na imagem:


    Com o Nautilus aberto, vá ao menu "Ir" e depois em "Localização".


    Vá para a seguinte pasta:

    /usr/share/games/fretsonfire/data/songs

    E copie as pastas das novas músicas para lá. Com isso você adiciona novas músicas ao jogo.

    O Frets on Fire assim é divertido, mas convenhamos que ele é bem feinho.


    Nesse caso o FoFix é melhor.

    Abra a "Central de programas do Ubuntu" e pesquise por "FoFix". 


    Baixe um tema qualquer de sua preferência.

    Pelo mesmo motivo dos direitos das músicas não vou indicar nenhum site de download onde baixar esses mods, principalmente pela maioria imitar interface de jogos com marcas registradas. Não indico, mas na verdade nem preciso também, existem vários sites que disponibilizam esses temas para o Frets on Fire e FoFix bastando uma pesquisa rápida para encontrá-los.

    OBS: Antes surjam comentários raivosos reclamando do post por eu não "linkar" os sites onde fazer esses downloads, veja que o foco da publicação é ensinar a pescar, e não dar os peixes.

    Agora que o tema já foi baixado, precisaremos copiar a pasta dele para o local certo. Para isso abra o Nautilus como administrador mais uma vez.

    Abra o Nautilus como super usuário usando o console.
    sudo nautilus
    E copie a pasta do mod para:

    /usr/share/fofix/data/themes
    Aproveite que o Nautilus está aberto como administrador e copie as pastas de músicas para:
    /usr/share/fofix/data/songs
    Com o FoFix aberto vá ao menu "Options" → "Display Settings" → "Theme" e mude até achar o que você baixou e colocou na pasta.


    Feito isso vá pressionando a tecla "ESC" até chegar a tela que é mostrada na imagem abaixo.


    Pressione a tecla "Enter" para que o FoFix reinicie. Aguarde, ele pode demorar um pouco, se não reabrir execute ele através do atalho.


    O único problema que ainda pode ocorrer é na hora de selecionar as músicas o FoFix ter uma crise de aminésia e não lembrar onde elas estão. Se isso acontecer você verá algo como a imagem abaixo. Claro que isso depende do mod instalado, mas basicamente é isso:


    Pressione a tecla "Enter" para confirmar em "[Parent Folder]" depois em "data [Folder]" e por fim em "songs [Folder]". Isso irá resolver.

    Agora é só jogar. Lembre-se de que os comandos básicos para quem usa o teclado estão nas teclas "Esc" para chamar o menu ou retornar ações no menu, "Enter" para confirmar ações no menu ou dar a palhetada durante o jogo que deve ser dada no momento da formação dos acordes que são feitos com as teclas de "F1" a "F5".


    Se você não entendeu acesse o menu "Tutorial" no jogo.

    Um "bug" que identifiquei - no meu pelo menos - é que as vezes durante o jogo eu não consigo chamar o menu pressionando a tecla "ESC". Nesse caso, um clique com o cursor do mouse fora da janela do jogo resolve.

    É isso aí e até a próxima! ;-)

    Nilton (LOMEUTEC)
    É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.