Lomeutec - Tutoriais e Informação

Montar partições Windows no carregamento do Ubuntu 12.04

  • Publicidade: Powered by Google

    O Windows usa o Sistema de arquivos NTFS e quando o Ubuntu é carregado essas partições permanecem desmontadas até que você as acesse. Com a partição desmontada os arquivos continuam lá, mas não estão acessíveis. Como se fosse um CD fora da unidade óptica. Acontece que isso pode ser um incomodo para quem usa o Ubuntu. Geralmente quem passa por isso possui seu arquivos pessoais nessas partições. Isso significa por exemplo, que se você colocar uma foto como fundo do tela no desktop no seu Ubuntu que esteja guardada em uma partição do Windows, quando reiniciar o sistema o fundo de tela não estará mais lá, pois a partição fica desmontada por padrão quando o sistema é iniciado. A maneira para contornar isso explico a seguir.

    Linux

    Primeiro de tudo, inicie o seu Ubuntu e não acesse as partições NTFS que você tenha no seu computador. Elas deverão ficar desmontadas para o procedimento que iremos fazer corra sem falhas.

    Vá a "Central de programas do Ubuntu" e digite na pesquisa "NTFS".


    Lá você vai achar, provavelmente como primeiro resultado, a "Ferramenta de configuração NTFS". clique em instalar e será requisitado a senha de administrador. Digite para confirmar que você quer instalar esse programa.

    É um programa bem pequeno e leva em média um minuto para baixar e instalar.

    Execute o programa (será necessário digitar a senha de administrador outra vez) e ele irá reconhecer as partições Windows no computador.


    No meu computador eu tenho duas partições em NTFS. A primeira é a "Backup", nome que dei a partição onde ficam os arquivos pessoais e a segunda é a "Sistema", nome que dei a partição que tem os arquivos da instalação do Windows 7.

    Não me interessa montar automaticamente no início do Ubuntu a partição "Sistema", então deixo marcada a checkbox somente da partição onde estão meus arquivos pessoais e pressiono o botão "OK".


    Quer dizer, você escolhe se quer montar automaticamente todas as partições Windows que forem reconhecidas ou somente alguma específica.

    Na janela seguinte deixe selecionada todas as checkboxes, para quando o Ubuntu iniciar montar a partição já em modo de escrita e leitura.


    Daí é só clicar em "Fechar" e reiniciar o computador. Assim o processo fica automático. Se quiser desfazer essa configuração é só abrir o programa novamente e desmarcar as chekboxes que estiverem na janela que é mostrada na imagem acima. Simples assim.

    É isso aí e até a próxima. ;-)

    Nilton (LOMEUTEC)
    É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.