Lomeutec - Tutoriais e Informação

Super Tux Kart - Um jogo de corrida com trapaças

  • Publicidade: Powered by Google

    Esse é um game que vai agradar principalmente que já jogou e gostou de Mario Kart ou Crash Team Racer. É bem parecido, só que com personagens muito vistos no mundo da informática como o Tux (Mascote do Linux), Wilber (Mascote do Gimp), Mozilla (Mascote do Firefox), entre outros mais. Ao todo são 12 personagens, contando com o Gnu, que fica bloqueado até que você jogue em todas as pistas do modo "Desafios". O jogo é gratuito e está disponível tanto para Linux quanto para Windows e Mac.

    Game

    O jogo é muito simples e os comandos podem ser personalizados ao gosto do jogador. Se você possui um Joystick poderá usá-lo. O jogo reconhece e se configura, mas se você quiser pode alterar os botões do jeito que achar melhor.

    Como já disse antes, o Super Tux Kart tem tanto para Linux quanto para Windows. Há também versão para Mac.

    A instalação no Windows é como de qualquer programa. Você baixa o instalador e executa. Não tem segredo.

    Você pode baixar o instalador para o seu sistema no seguinte link:
    Download Super Tux Kart.

    A instalação no Ubuntu 12.04 é ainda mais fácil, , pois ele se encontra na "Central de Programas do Ubuntu", bastando que você digite "SuperTuxKart" na pesquisa e depois clique em instalar.


    Não há muito o que falar sobre os comandos do jogo. Você pode ver eles dentro do menu das "Opções" na tela inicial.

    O Jogo em si é bem divertido, mas peca em alguns aspectos.

    Eu testei a versão do Linux e pelo menos aqui senti falta do efeito sonoro de motor dos karts. Todos os efeitos de som, como derrapagens, trapaças e música rodaram normalmente, mas senti falta de um som de motor nos carrinhos.

    É bem divertido, mas perdi o interesse depois de vencer em todas as pistas do "Desafios". Apesar de ter um número razoável de pistas nesse modo. Depois disso não há mais nada para fazer a não ser correr nas modalidades disponíveis sem que seja desbloqueado algo novo ou então repetir os desafios que já foram vencidos.

    Acho que para estender o tempo de vida do jogo o que falta mesmo é um recurso de multiplayer, mesmo que seja para lan e não somente a opção de se jogar com amigos na mesma tela.

    No entanto tenho que reconhecer que é um jogo bem desenvolvido, sem interesse comercial, que roda em computadores modestos mesmo os sem placa 3D, e que não deixa nada a desejar em relação a diversão.

    Os gráficos são agradáveis e o torna o jogo muito bonito visualmente.


    Além disso, está traduzido para o português do Brasil. Lembrando que eu testei a versão do Linux, a versão do Windows eu não sei se está traduzida.

    No modo "Corrida" você tem 3 modalidades. A primeira é correr e chegar em primeiro a qualquer custo, onde você usa "nitros" para aumentar a velocidade e sabota seus adversários com itens que espalha pelo caminho ou joga neles.

    A segunda é correr e mostrar habilidade sem usar qualquer artimanha. Não joguei nesse tipo de corrida, mas acho que deve ser o mais sem graça, já que eu gosto mesmo é de ver o "circo pegar fogo". Ao mesmo tempo deve ser o mais difícil, já que todos os carros são praticamente iguais. A única coisa que muda neles é a aparência. Mas aí entra também um pouco de malícia do jogador. Quando estiver jogando vai ver que em momentos você ganha velocidade só de ficar no vácuo de um competidor que está na frente.

    E o terceiro achei mais difícil que a corrida só de trapaças, mas não mais divertido. Nesse tipo de corrida também são permitidas trapaças e você não pode ficar muito atrás, mas também não pode ficar na frente do líder. De tempos em tempo um competidor é eliminado e é sempre o que está em último. Para vencer você deve ficar sempre logo atrás do líder e no final só vão sobrar você e ele.

    Há ainda o modo de "Desafios" que eu já mencionei. É nele que você desbloqueia o Gnu, um personagem que só fica disponível para jogar depois de vencer em todos os desafios. Esse modo mescla corridas de siga o Líder e de trapaças e é o que achei mais divertido.

    Apesar de alguns pontos negativos, os pontos positivos fazem o jogo valer a pena e se você gosta desse tipo de corrida não vai perder nada em experimentar, afinal ele é gratuito.

    É isso aí e até a próxima. ;-)

    Nilton (LOMEUTEC)
    É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.