Lomeutec - Tutoriais e Informação

Crie lembretes com alarmes no seu Ubuntu 12.04

  • Publicidade: Powered by Google

    Com a correria do dia que nos envolve com trabalho, estudos e outros compromissos, fica muito difícil lembrar de tudo. Uma boa maneira de ajudar a memória é o programa que irei mostrar a seguir. É um software de código aberto, gratuito, desenvolvido para o Linux e que pode ser instalado direto da "Central de programas do Ubuntu". A um tempo atrás fiz uma publicação de softwares similares, mas enquanto alguns são para a plataforma Windows, outros rodam direto de páginas na internet. Alguns você pode configurar sem a necessidade da instalação de qualquer programa no computador. Esses são os que estão disponíveis por serviços através de sites o que os torna multiplataforma. Ou seja, não vai importar se você usa Windows, Linux ou Mac. Todos também gratuitos. Se for do seu interesse veja em 5 jeitos de usar o PC para lembrar dos compromissos.

    Linux

    O programa que irei mostrar nessa publicação é o "Kalarm". Como já disse, você pode instalá-lo através da "Central de programas do Ubuntu". Apenas digite o nome dele na pesquisa da central e você irá achar.

    Eu testei o "Kalarm" em dois computadores. Em um ele apresentou a seguinte mensagem de erro mostrada abaixo, mas o sistema estava desatualizado. Quando instalei ele em um Ubuntu 12.04 atualizado não apareceu qualquer mensagem de erro. Aqui a interface é a "Unity" e a "Gnome".


    Apenas clique em "OK" nas mensagens como essa que aparecer e depois reinicie o programa. Quando reiniciar ele funcionará normalmente. Isso só aconteceu na primeira execução.

    É muito grande a gama de configurações que esse programa permite e ao mesmo tempo é tudo muito simples. Um pouco que você mexer nele já vai entender bem o seu funcionamento e as opções que ele oferece. Está totalmente traduzido para o português, o que facilita muito as coisas para a maioria dos usuários.

    Ele permite que você crie lembretes em notas que aparecerão na tela no horário que você determinar. Cria avisos sonoros, permite programar a execução de scripts - para os usuários mais avançados - e até envio de e-mail com hora e data programada. É claro que para esse último caso você vai precisar ter instalado e configurado também o "Kmail" ou o "Sendmail".

    Clique em novo e escolha "Novo alarme visual" para criar o seu primeiro lembrete.


    Essas são as configurações mais básicas para se criar um lembrete. Aí você coloca a mensagem que deverá aparecer, o dia e a hora.


    Ali onde está a opção "Som", você pode configurar para que toque um som do prórprio programa quando a mensagem aparecer na tela, para te chamar a atenção, ou ainda configurar um som que esteja no computador. Uma música que você goste por exemplo.

    Se acha que essas configurações não são o bastante, clique em "Mais opções". Nesse lugar é possível configurar um segundo lembrete para lembrar do primeiro, para os mais esquecidos.

    Um aviso que irá aparecer em outra hora específica, seja minutos antes ou depois do evento programado, sem a necessidade de criar um outro lembrete só para isso.


    Outra coisa que achei interessante é que o programa permite que você adie o lembrete por alguns minutos depois que ele aparece. Da mesma forma que você coloca seu despertador na soneca.

    Depois de configurar essa parte clique na aba "Recorrência" para configurar os dias em que deverá aparecer o lembrete.

    Nessa parte a configuração é ampla. É possível configurar várias datas ao mesmo tempo, longos períodos para a exibição do lembrete, incluir datas que estiverem fora do escopo padrão de configuração que você criar ou excluir datas específicas que estejam dentro do escopo de configuração que você deseja.


    Quando achar que já configurou tudo o que queria, clique no botão "Tentar" e veja se é isso mesmo que você quer. É exibida a mensagem e como ela irá aparecer. Se estiver tudo certo apenas confirme e minimize o "Kalarm'.

    O "Kalarm" ficará ativo na bandeja do sistema e é assim que ele deve ficar. Não o feche ou você não será lembrado.

    Essa é a configuração mais básica do programa e é a que provavelmente você mais vai usar. Explore as outras opções, são muito fáceis de entender.

    Faça uns testes e crie alarmes para ver como a tudo funciona. Veja as várias opções que o software oferece.

    O programa é muito bom, completo e estável. Foi desenvolvido para a interface "KDE", mas funciona muito bem no "Unity" e "Gnome" também.

    É isso aí e até a próxima. ;-)

    Nilton (LOMEUTEC)
    É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.
    COMENTÁRIOS NÃO SÃO MAIS RESPONDIDOS DESDE AGOSTO DE 2013.
    Se seu comentário não foi aprovado veja porque em POLÍTICAS DE COMENTÁRIOS.