Lomeutec - Tutoriais e Informação

Renomeando os MP3's restaurados com o Photorec

  • Publicidade: Powered by Google

    Esse é um complemento para a publicação passada "Recupere os arquivos que foram apagados do PC", por isso recomendo que você leia o post anterior primeiro, senão talvez esse aqui não faça nenhum sentido. Se você já leu, já sabe que depois de recuperar os arquivos com o Photorec acabamos por ficar com outro problema. Todos os arquivos de músicas recuperados não possuíam mais as informações de artista, álbum, nome da música, etc. Para piorar, ficaram todos renomeados de forma que fica impossível saber qual música é sem ouvir arquivo por arquivo. Isso é totalmente inviável, principalmente em casos iguais ao meu, onde foram recuperados centenas de músicas. Essa é a segunda e última parte dessa publicação.

    Tutorial

    Como dito na publicação anterior, o Photorec é uma aplicação que existe para as plataformas Windows, Linux e Mac. O alvo desse post são usuários de Linux. No caso, estava usando o Ubuntu 12.04.

    Quando o Photorec recuperou os arquivos ele estava sendo executado em modo de super usuário, portanto salvou os arquivos também em modo de super usário deixando um cadeado nas pastas.


    A primeira coisa a se fazer é recuperar as permissões desses arquivos e pastas. Para isso você vai precisar executar um comando pelo terminal com a seguinte sintaxe.

    sudo chown nome_do_usuario:nome_do_grupo -hR caminho_da_pasta
    O nome do usuário é o nome que você usa para logar no sistema. O nome do grupo possivelmente é o mesmo e o caminho da pasta tem que ser colocado corretamente. É a pasta onde estão salvos as pastas e arquivos recuperados pelo Photorec.

    Se você tiver dificuldades para identificar o caminho correto da pasta, acesse a pasta usando o Nautilus, depois vá ao menu "Ir" e clique em "Localização...".


    Uma barra de endereço irá mostrar a localização correta da pasta.


    No meu caso por exemplo, a sintaxe para esse comando ficou assim:

    sudo chown lomeutec:lomeutec -hR /home/lomeutec/Música
     Como mostrado abaixo:


    Agora você já poderá mover, apagar ou renomear os arquivos. Crie uma pasta e coloque todos os arquivos de ".MP3" dentro dela. Eu nomeei essa pasta de "Recuperar". Dê o nome que quiser.

    Para renomear suas músicas novamente e em massa, sem precisar fazer isso uma a uma, você vai precisar de outro programa. Abra a "Central de programas do Ubuntu", pesquise por  "id3v2" e instale.


    Depois acesse através do terminal a pasta onde estão as músicas que devem ser renomeadas. Uma maneira fácil para o usuário leigo de se fazer isso é instalando um complemento para o Nautilus.

    Pesquise na "Central de programas do Ubuntu" por "nautilus-open-terminal" e instale.


    Depois clique com o botão direito do mouse sobre a pasta onde estão salva as músicas a serem renomeadas e selecione "Abrir num terminal".


    No terminal você vai digitar o seguinte comando.

    for i in f*.mp3; do nome=$(id3v2 --list $i | grep TIT2| awk -F': ' '{ print $2}'); mv "$i" "$nome".mp3; done
    Será algo como mostrado na imagem abaixo.


    Aguarde o processo terminar. O processo pode falhar em alguns arquivos por várias razões, mas a maioria deles será renomeada facilitando muito para você.


    É isso aí e até a próxima. ;-)

    Nilton (LOMEUTEC)
    É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.