Lomeutec - Tutoriais e Informação

Leitor de tela gratuito melhor que o Narrator

  • Publicidade: Powered by Google

    O NonVisual Desktop Access (NVDA) é um software desenvolvido em código aberto pela NV Access em conjunto com a comunidade para permitir que pessoas cegas ou com deficiência visual utilizem um computador que esteja executando o Microsoft Windows. O programa narra com o uso de voz sintética, elementos na tela do computador e é desenvolvido para funcionar também em dispositivos de telas sensíveis ao toque e linhas braile. É compatível com versões de 32 e 64 bits do sistema e suporta o desde o Windows XP até o Windows 8.

    Acessibilidade

    A instalação do NVDA é facilitada para pessoas que possuem alguma deficiência visual. O processo de instalação já conta com narração das janelas e textos apresentados além de sinais sonoros.

    O programa reconhece o idioma do sistema operacional e executa o áudio das narrações baseado nisso. Portanto, se seu sistema está em português o programa efetuará a leitura e descrição das janelas também em português.

    A tecla NVDA

    O programa funciona basicamente por teclas de atalho. Ele cria associações entre duas ou três teclas onde uma delas estará sempre presente na combinação e essa tecla recebe o nome de tecla "NVDA".

    A tecla "NVDA" pode ser a tecla "Insert" ou a tecla "Tab" dependendo da escolha que você fizer durante a instalação. Você poderá alterar esse tecla depois da instalação através das configurações do programa alternando entre uma ou outra dependendo das suas preferências.

    Quando estiver lendo o tutorial você verá indicações para que você pressione a tecla "NVDA" em conjunto com outra. Nesse momento entenda que a tecla "NVDA" será a tecla "Insert" ou "Tab" dependendo da configuração que você adotar para o programa.

    Instalação

    Na primeira tela do assistente de instalação é apresentado o acordo de licença do programa. Marque a checkbox no rodapé da janela e depois clique no botão "Instalar o NVDA neste computador.".


    Na Tela seguinte do assistente você verá duas checkboxes. Marque as duas.


    Ao término da instalação será mostrada a janela de boas vindas do programa.

    Há duas checkboxes.

    Se deixar marcada a primeira opção, a tecla "NVDA" será a tecla "Tab". Ao deixar a primeira opção desmarcada, a tecla "NVDA" será a tecla "Insert".

    Recomendo deixar as duas checkboxes desmarcadas.


    O programa já estará em execução e terá um ícone dele na bandeja do sistema próximo ao relógio.

    Quando o programa não estiver em execução ele poderá ser acionado pressionando a combinação de teclas "Ctrl+Alt+n" e quando ele já estiver em execução, você poderá acessar as configurações pressionando as teclas "NVDA+n".

    Configurações básicas

    O NVDA é capaz de reconhecer e ditar a tecla digitada pelo usuário. O padrão do programa é iniciar após a instalação configurado para interpretar o layout (leiaute) de teclados de computadores de mesa, mas é possível mudar a configuração para teclados de notebooks.

    Para fazer essa alteração pressione as teclas "NVDA+n" para ativar o menu de contexto do programa. Vá ao menu "Preferências" ► "Opções de teclado".


    Na janela que abrir a primeira opção permite fazer essa alteração. Nessa mesma janela existem duas checkboxes que habilitam configurações interessantes.


    A opção "Falar palavras digitadas" ajuda a saber exatamente o que você escreveu ao redigir um texto.

    Ao marcar essa opção você irá ouvir a palavra que foi digitada logo após colocar acentuação no texto ou dar um espaço após a palavra.

    O padrão do programa é falar para você cada tecla que você aperta no teclado, mas isso não envolve as teclas de comando. Ao selecionar a opção "Falar teclas de comando" o programa irá avisar quando forem pressionadas teclas como "Tab", "Alt", "Caps Lock", etc.

    Confirme em "OK" para aplicar as alterações.

    Você também pode querer que o programa inicie automaticamente junto com o Windows. Para habilitar essa opção acione o menu do programa pressionando as teclas "NVDA+n", vá em "Preferências" ► "Opções gerais".


    Eu recomendo selecionar todas opções nessa janela.


    Apesar de serem muitas opções de configuração, o programa já vem muito bem ajustado dispensando que se tenha que perder muito tempo com isso.

    Comandos principais básicos e teclas de atalho

    O NVDA possui comandos em teclas de atalho que facilitam muito o seu uso.

    Se você quiser que o programa explique para você as funções de uma combinação de teclas associada a ele pressione as teclas "NVDA+1". Pressionar essas teclas é como ativar um manual falado do programa. Para desativar essa função pressione as teclas "NVDA+1" novamente.

    Para executar a leitura de um texto pressione as teclas "NVDA+seta abaixo". O texto começará a ser lido a partir da posição em que estiver o cursor do mouse.

    Caso você precise pausar a leitura de um texto pressione a tecla "Shift". Ao pressionar a tecla "Shift" novamente o programa continuará a leitura do texto onde havia parado.

    Para desativar temporariamente os comandos de teclado do NVDA sem fechá-lo pressione as teclas "NVDA+Shift+s" e para reativá-lo pressione essas teclas novamente.

    Para encerrar o programa pressione as teclas "NVDA"+q" e para reabrí-lo pressione as teclas "Ctrl+Alt+n".

    Todas as funções e configurações do NVDA podem ser ajustadas ao acessar o menu do programa através das tecla "NVDA+n" como já mencionado anteriormente.

    Para saber o estado e nível de carga da bateria do seu computador pressione as teclas "NVDA+Shift+b" e se quiser saber se há algum texto na área te transferência do sistema pressione as teclas "NVDA+c".

    Outras funções

    O NVDA possui opção de atualização. Para verificar versões mais novas do programa pressione as teclas "NVDA+n", vá ao menu "Ajuda" ► "Procurar atualização".

    O projeto tem participação de colaboradores ativos e é interessante usar essa opção para verificar alguma novidade.

    Teoricamente é possível criar uma versão portátil do NVDA com as principais funções e levá-la no seu pendrive. Para fazer isso pressione as teclas "NVDA+n", vá ao menu "Ferramentas" ► "Criar cópia portátil".


    Eu disse teoricamente porque eu mesmo não consegui fazer o NVDA portátil funcionar no meu windows 7 de 64 bits mesmo desativando o anti-vírus.

    Eu criei o NVDA portátil em uma máquina virtual executando o Windows 7 de 32 bits e tentei rodá-lo no meu computador pessoal executando o Windows 7 de 64 bits. Dessa forma não deu certo, mas ao tentar rodar a versão portátil em um computador com windows 7 de 32 bits ele executou normalmente. Portanto não afirmo que o recurso não funciona. Comigo não deu certo na versão de 64 bits, mas talvez se você tentar você consiga.

    O programa conta ainda com suporte para Display Braille. Eu mesmo não sei muito bem sobre esse recurso, mas vou deixar um link que irá complementar o conhecimento que me falta.

    Matéria sobre Display Braille

    O NDVA possui muitas opções e aqui eu não devo ter falado nem um terço delas. No entanto vou deixar também um link para download do manual em português e em ".pdf" caso você queira se aprofundar ainda mais. No manual há também instruções para o uso do programa em telas sensíveis ao toque.

    Download manual NVDA em PT-BR
    Senha para descompactar: lomeutec

    O program é gratuito e o projeto sobrevive graças a doações e ao trabalho de pessoas dedicadas. A doação pode ser feita a qualquer momento através do menu do programa acessado ao se pressionar "NVDA+n" e pode ser concretizada usando PayPal ou cartão de crédito.

    Ao me ver o NDVA é muito superior a várias alternativas que já testei. Inclusive alternativas pagas. É um projeto que evolui com a dedicação de membros da comunidade open source no desenvolvimento do programa além da colaboração de usuários ao informarem bugs ou através de doações.

    Veja algumas coisas que o programa é capaz de oferecer:
    • Suporte para aplicações populares incluindo navegadores web, clientes de e-mail, programas de conversação pela internet e suítes de escritório;
    • Sintetizador de voz integrado que suporta 43 idiomas;
    • Anúncio da formatação do texto onde esteja disponível tal como nome e tamanho da fonte, estilo e erros ortográficos;
    • Anúncio automático do texto sob o mouse e indicação opcional em áudio de sua posição;
    • Suporte para diversas linhas braille;
    • Capacidade para ser executado diretamente através de dispositivos USB e outros dispositivos portáteis sem necessitar de instalação;
    • Instalação com voz e fácil de usar;
    • Tradução para 41 idiomas;
    • Suporte para as modernas versões do sistema operacional Windows incluindo variantes de 32 e 64 bit;
    • Possibilidade de uso na tela de logon do Windows e outras telas de segurança;
    • Suporte para interfaces comuns de acessibilidade tais como Microsoft Active Accessibility, Java Access Bridge, IAccessible2 e UI Automation; (UI Automation é suportado apenas no Windows 7 e superiores) ;
    • Suporte para o Prompt de comando do Windows e aplicações de console.

    Para efetuar o download do NVDA atualizado acesse a página do desenvolvedor no link abaixo.

    nvda-project.org

    Se quiser instalar a mesma versão que foi usada no tutorial faça o download pelo link abaixo

    Download do NVDA
    Senha para descompactar: lomeutec

    Esse post foi criado graças a participação de um visitante do blog na postagem "Narrator -Faça o Windows 7 falar em português Brasileiro" que ao comentar mencionou esse programa.

    É isso aí e até a próxima. ;-)

    Nilton (LOMEUTEC)
    É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.