Lomeutec - Tutoriais e Informação

Manual básico do windows 8 no PC - Tela Iniciar

  • Publicidade: Powered by Google

    Essa publicação servirá para ajudar os usuários do novo sistema da Microsoft a ter um entendimento melhor dos ajustes, configurações e personalizações possíveis na tela inicial da interface Modern do Windows 8. Serão mostradas como executar ações básicas de personalização e configuração dos blocos e widgets, criação de grupos de blocos, pesquisa por aplicativos e alteração da imagem de fundo na tela do mosaico.

    Tutorial

    Ao entrar no Windows 8 você se depara com uma tela totalmente diferente de qualquer outro sistema operacional para desktops.

    A tela inicial da interface Modern

    Ao invés dos ícones, barras e menus tradicionais, o que aparece é um mosaico colorido da nova interface chamada de "Modern".


    Cada bloco que constitui esse mosaico executa uma tarefa. Alguns abrem programas e outros são atalhos para pastas ou links.

    Para ter uma visão mais abrangente dos blocos da tela inicial, posicione a seta do mouse no canto inferior direito da tela e clique sobre o que parece ser um quadrado com um sinal de subtração dentro.


    O Windows mostrará todos os blocos do mosaico de uma vez.


    É possível personalizar a interface Modern de várias maneiras, retirando, colocando ou reposicionando os blocos.

    Você também pode configurar a aparência e o comportamento desses blocos.

    Configurando os blocos

    Existem algumas funções que são exibidas quando você clica com o botão direito do mouse sobre um bloco do mosaico. Essas funções variam dependendo da aplicação a qual aquele bloco se destina.

    Quando você clica sobre um bloco que abre um programa, geralmente aparecem opções para desafixar aquele bloco da tela, desinstalar o programa a ele vinculado, tornar a exibição do bloco menor ou maior.


    Outros são chamados de blocos dinâmicos. Blocos dinâmicos mostram informações atualizadas como e-mails recebidos ou interações em redes sociais.

    Tornar blocos dinâmicos em blocos estáticos

    Há a opção de tornar o bloco dinâmico em bloco estático se você não quiser que essas informações apareçam na tela.

    Para tornar um bloco dinâmico em estático clique com o botão direito do mouse sobre o bloco e escolha a opção "Desligar bloco dinâmico".


    Se um programa for desafixado da tela inicial ele poderá ser recolocado lá. Para recolocá-lo é preciso procurá-lo entre todos os aplicativos instalados.

    Localizando aplicativos, colocando ou recolocando blocos na tela inicial

    Ao clicar com o botão direito do mouse sobre qualquer área vazia na tela inicial, surge no canto direito do rodapé o botão "Todos os aplicativos".


    Ao clicar nele você verá os aplicativos instalados no Windows.


    Se mesmo assim ficar difícil achar, repouse a seta do mouse no canto inferior direito da tela - não clique - onde parece ser um sinal de subtração. Isso fará surgir um menu no lado direito da tela.


    Esse menu recebeu o nome de "Charm" em pode ser acessado também através da combinação de teclas "Windows+C". Clique em pesquisar e digite o nome do programa que você quer achar.


    Clique com o botão direito do mouse sobre o resultado e aparecerá no rodapé da tela a opção para fixá-lo na tela inicial.


    Para retornar novamente a tela inicial do sistema clique com o botão direito do mouse sobre uma área vazia qualquer e depois clique em "Todos os programas" no canto inferior direito.

    OBS: Se você estiver na tela "Iniciar" e começar a digitar uma palavra o Windows abre a caixa de pesquisa.

    Organizando os grupos de blocos nos mosaicos

    Você pode além de organizar blocos individuais, criar e organizar grupos de blocos no mosaico.

    Clique sobre um bloco e arraste para uma posição de modo que ele fique entre outros dois grupos de blocos. Quando você perceber que foi criada uma demarcação retangular mais clara na tela solte o clique do mouse e será criada uma área para um novo grupo de blocos no mosaico.


    É possível também dar nome aos grupos no mosaico.

    Renomeando grupos de blocos.

    Na tela "Iniciar" do Windows clique sobre o quadradinho no canto inferior direito assim como foi mostrado na segunda e terceira imagem dessa publicação.

    Depois clique com o botão direito do mouse sobre um grupo de blocos e surgirá no rodapé da tela a opção para dar nome a aquele grupo.


    Nessa tela você também pode reposicionar os grupos de blocos arrastando eles.


    Há ainda uma última personalização que pode ser feita na tela "Iniciar" do Windows 8.

    Alterando a imagem de fundo na tela "Iniciar" do Windows 8.

    Clique sobre a foto do usuário na tela inicial e escolha a opção "Mudar imagem da conta".


    A seguir clique em "Tela Inicial".


    Agora é só escolher uma imagem de fundo e/ou alterar a cor do tema.


    Infelizmente são poucas opções e a maioria não me agradou.

    Antes de finalizar postagem vou mostrar mais duas dicas.

    Para acessar rapidamente a área de trabalho antiga com aparência de Windows 7, deixe o bloco da "Área de Trabalho" na primeira posição do mosaico e daí basta pressionar a tecla "Enter" na tela "Iniciar". (Dica do meu parceiro Ivanilson do Blog Acesso Dedicado). E para retornar a tela "Iniciar" rapidamente basta pressionar a tecla "Windows".

    É isso aí e até a próxima. ;-)

    Nilton (LOMEUTEC)
    É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.