Lomeutec - Tutoriais e Informação

Converta online arquivos de vídeo, imagem, texto, etc

  • Publicidade: Powered by Google

    Veja nessa publicação uma forma gratuita e online de converter vários formatos de arquivos. É possível converter arquivos comprimidos, arquivos de vídeo, documentos, áudio, arquivos de texto, imagens e ebooks. Ao final do processo o arquivo será baixado para o seu computador e você ainda receberá um link que ficará disponível online por um tempo caso queira compartilhar o seu trabalho com alguém. Além disso, você pode fazer ajustes na conversão, como por exemplo mudar a taxa de bitrate de uma música. A vantagem é que tudo é feito sem ter que instalar nada no seu computador.

    Apesar de estar em inglês, o site não apresenta dificuldade para ninguém que não conhece o idioma. Ao acessar você verá várias formas de conversão e uma opção para criar hash do arquivo.

    OBS: Um hash de arquivo é uma representação numérica que serve para comparar a integridade de um arquivo copiado com o arquivo de origem. O Hash pode ser visto no interior de arquivos de checksum. O arquivo de checksum pode ser um ".txt" comum.

    Veja as opções de conversão:

    "Audio converter" - Você poderá converter arquivos nos formatos ACC, AIFF, FLAC, M4A, MP3, OGG, OPUS, WAV, WMA.

    "Video converter" - Estão disponíveis as opções para converter 3G2, 3GP, AVI, FLV, MKV, MOV, MP4, MPEG-1, MPEG-2, OGG, WEBM, WMV, além de formatos para Android, iPhone, consoles de vídeo games, etc.

    "Document converter" - É possível converter arquivos DOC, DOCX, FLASH, HTML, ODT, TXT e até PDF.

    "Imagem converter" - Existem opções para converter BMP, EPS, GIF, HDR/EXR, ICO, JPG, PNG, SVG, TGA, TIFF, WBMP e WEBP.

    "Ebook converter" Há opções de conversão para os formatos AZW, EPUB, FB2, LIT, LRF, MOBI, PDB, PDF e TCR.

    "Archive converter" - Você poderá converter arquivos de formatos comprimidos como 7Z, TAR.BZ2, TAR.GZ e ZIP.

    Em quase todos você encontrará opções extras de conversão que irão alterar o tamanho e a qualidade final do arquivo.

    Vou usar como exemplo a conversão de um arquivo de música em WAV para MP3.


    Você poderá selecionar o arquivo no seu computador ou digitar uma URL caso ele esteja hospedado online.

    Aparecerão a seguir opções que irão variar conforme o tipo de conversão que você escolher.

    Em alguns casos como em conversões de arquivos de áudio, é também possível fazer uma mini edição escolhendo por exemplo, somente um trecho da música para ser convertido.



    Observe pela imagem acima que converti a música apenas no trecho entre 00:01:05 min e 00:01:35 que é o refrão de Tears of the dragon.

    Houve opções em que eu nem mexi porque o site geralmente já deixa as melhores como padrão.

    Depois de clicar em "Convert file" você deve esperar o processo cujo tempo de término varia conforme o tamanho do arquivo e da velocidade da sua conexão.

    Já que nada é feito no seu computador, o arquivo primeiro precisa ser enviado para o site e só depois irá passar pelo processo de conversão. Mesmo que você tenha escolhido converter apenas um pequeno trecho o arquivo ele será enviado inteiro.


    No final do processo o navegador irá fazer o download do arquivo já convertido e carregará uma página onde estará um link. Você pode copiar e enviar o link para um amigo ou poderá também clicar nele caso o download não tenha começado automaticamente.


    Esse arquivo ficará disponível por 24 horas ou irá expirar antes se forem feitos 10 downloads dele.

    Se estiver interessado acesse o site Online convert.

    É isso aí e até a próxima. ;-)

    Nilton (LOMEUTEC)
    É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.