Lomeutec - Tutoriais e Informação

Ferramenta gratuita e online para ajustar monitores

  • Publicidade: Powered by Google

    É importante manter a calibragem do monitor do computador para reproduzir os tons reais das cores. Talvez usuários comuns não deem tanta importância a esse detalhe, mas um monitor mal ajustado também pode interferir diretamente no seu rendimento, provocar cansaço, enjoo e dores de cabeça. Para orientar usuários comuns e tornar essa configuração mais fácil, um site disponibiliza gratuitamente ferramentas online que o ajudarão a fazer o ajuste correto das cores, brilho, contraste e gama do monitor no seu computador.

    Tutorial

    O site está em inglês, mas está dividido em etapas para cada ajuste de configuração o que permite que você escolha entre uma ou outra. São várias ferramentas e algumas um pouco complexas bem técnicas. Vou falar somente das mais básicas, o suficiente para ajudar a ajustar o seu monitor corretamente.

    Clique aqui para acessar.

    Ao acessar você verá uma página de introdução com informações de como usar o serviço.


    A instruções recomendam que você utilize a página em modo de tela cheia. Na maioria dos navegadores o recurso para colocar a página em modo de tela cheia pode ser ativado ou desativado ao pressionar a tecla F11.

    Recomenda também que você faça esse ajuste em um ambiente escuro. Dessa forma será possível visualizar melhor as diferenças entre as cores e o contraste exibido pelo seu monitor.

    Será necessário desligar qualquer recurso de gerenciamento de cor antes de prosseguir no ajuste.

    Para começar clique em "Contrast" no topo do site ou selecione essa opção  no menu drop-down disponível.


    O site explica que a imagem mostrada nessa etapa exibe barras em escala linear de uma gama de cores em RGB e em valores crescentes. Em um monitor com cores bem ajustadas é possível enxergar todas as barras, da 1ª a 32ª sem grandes diferenças de cores entre os valores próximos. Em um monitor ruim por exemplo, você veria uma grande diferença entre a cor exibida na barra 31 em relação a cor exibida na barra 32.

    Ao selecionar "Display Settings" no drop-down são mostradas as configurações do seu monitor. Aqui não há nada a se fazer.

    Vá para a próxima opção "Clock and phase".

    Você verá um retângulo grande. Ele não deve cintilar e nem apresentar ondas. Deve parecer uniformemente cinza.

    Se não estiver assim, então provavelmente o seu monitor não está operando na frequência correta. Se você usa o Windows clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e clique em "Resolução da tela". Depois clique em "Configurações avançadas".


    Vá na aba monitor e mude a frequência de atualização da tela.


    Se isso não resolver pode ser que você esteja usando uma resolução inadequada. Tente mudar também a resolução.

    A opção "Sharpness" é o teste de nitidez.

    Para fazer esse ajuste você precisará se afastar um pouco do seu monitor. O site mostra uma imagem e o correto é que você veja somente um grande retângulo cinza. Se você ver um grande retângulo cinza com um círculo no meio significa que o ajuste de nitidez está bom, mas você deverá ajustar o gama do monitor e isso será feito na próxima etapa. Qualquer coisa que você enxergue que seja diferente de um grande retângulo cinza uniforme ou um grande retângulo cinza com um círculo no meio demonstra que é necessário regular a nitidez do seu monitor.

    Na opção seguinte, "Gamma calibration" você verá 3 conjuntos de barras verticais coloridas. ( Uma de 48%,  uma de 25% e outra de 10%)

    Mantenha uma certa distância do seu monitor de modo que você não veja qualquer pixel. Para uma configuração ajustada você deverá ver misturar-se as cores das barra de 48% e de 25% em 2.2 e da barra de 10% em 2.1.

    Minha dica é que se você tiver alguma dificuldade nisso é voltar a configuração de "Sharpness", ficar a uma certa distância do monitor e envesgar os olhos. Se você fizer isso e enxergar um grande retângulo cinza é porque a configuração tanto de nitidez quanto de gamma estão corretas.

    Os dois próximos ajustes, "Black level" e "White saturation" são referentes ao contraste.

    Siga então para "Black level" para fazer o ajuste do preto.

    São exibidos 20 quadrados de vários tons de cinza que começam do mais escuro ao mais claro. Em um monitor devidamente ajustado todos deverão estar visíveis e esse teste deve ser feito essencialmente em ambiente escuro e com a página do navegador em modo de tela cheia.

    A próxima opção é "White saturation" e serve para ajustar o branco do seu monitor.

    Nessa página são exibidos 12 padrões de xadrez e todos devem ser visíveis. Tente observá-los a distância do monitor. O ajuste de gama tem influência direta nessa configuração. Se tiver dificuldade para enxergar os padrões xadrez, principalmente os de valores mais altos, tente ajustar o contraste do monitor e depois de fazer esse ajuste volte a conferir os ajustes em "Gamma calibration" e em "Black level".

    Em "Gradient (banding)" é mostrado que um monitor bem configurado deve mostrar uma transição do preto para o branco e vice versa de maneira bem suave, uniforme e progressiva.

    Nessa parte é possível identificar se sua placa está mal configurada ou possui limitações quanto a exibição de cores. Se for possível tente configurá-la para exibir imagens em True Color de 32 bits.

    Essas são as ferramentas com os recursos mais básicos que irão interessar a maioria dos usuários comuns que querem melhorar os ajustes das configurações do seu monitor.

    Eu sei que esse post carece de imagens, mas fiz assim para não violar os termos de uso do site lagom.nl.

    É isso aí e até a próxima. ;-)

    Nilton (LOMEUTEC)
    É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.